ESPECIALIDADE QUE SE DEDICA AO DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS QUE AFETAM O PERIODONTO ( GENGIVA, LIGAMENTO E OSSO ).
A principal causa da doença periodontal é a deficiente escovagem que leva à acumulação da placa bacteriana, que não é mais que uma película aderente composta por restos alimentares e bactérias que se forma na superfície dos dentes inclusive no sulco gengival.
Com o passar do tempo, esta película torna-se mais espessa e minelarizada, levando ao aparecimento do tártaro que já só é possível ser removido pelo Médico Dentista.
As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez potenciam o aparecimento da gengivite pelo que deverão ser feitas consultas dentárias de 3 em 3 meses.
O stress, tabaco, alguns medicamentos, o uso de aparelhos ortodônticos, restaurações deficientes são também fatores de risco.
As doenças periodontais dividem-se em :
- GENGIVITE
A gengivite aparece pela acumulação de bactérias no sulco gengival levando ao aparecimento de inflamação com vermelhidão e sangramento. Este estado leva a que muitas vezes a escovagem se torne dolorosa o que faz com que esta se torne deficiente, conduzindo ao agravamento desta patologia.
Por vezes desenvolve-se uma gengivite aguda repentina que leva à morte das células da gengiva com dor muito intensa.
- PERIODONTITE
Quando não tratada atempadamente, a gengivite evolui para a periodontite, que provoca danos irreversíveis no ligamento dentário com perda do osso que suporta os dentes, levando ao aparecimento de mobilidade dentária.
Com o passar dos anos, tem como consequência a perda dos dentes, sendo mesmo a principal causa da sua perda nos adultos, pelo que se torna fundamental o seu tratamento o mais cedo possível.
Os LASER DENTÁRIOS estão a desempenhar um papel cada vez mais importante no tratamento das doenças periodontais, proporcionando tratamentos rápidos, simples e altamente eficazes de forma minimamente invasiva e mais económica.