ESPECIALIDADE QUE SE DEDICA À MANUTENÇÃO DA SAÚDE ORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
O acompanhamento nestas idades é muito importante, pois os dentes de leite são fundamentais para assegurar uma correta função fonética, mastigatória e para manter o espaço necessário à erupção correta dos dentes definitivos .
De modo a evitar o aparecimento do receio do dentista, comum em algumas crianças, é importante que os pais atuem em conjunto com os profissionais de saúde para que a experiência no consultório não seja traumática. Os pais devem evitar comentários em casa sobre situações vividas por eles no dentista que possam assustar as crianças.
Para evitar a ansiedade e o medo dos filhos, recomendamos também que os pais não mintam sobre a motivo da consulta, embora devam ter o cuidado de não transmitir todos os pormenores.
Será fundamental, desde os primeiros anos de vida, conversar sobre a importância da higiene oral e como ter cuidado com a dentição é natural, indolor e saudável.
As consultas de odontopediatria permitem-nos fazer:
- Orientação sobre a importância de uma boa saúde oral.
As crianças e os pais serão aconselhados sobre a importância de uma alimentação pobre em açúcares assim como de uma correta higiene oral.
Serão igualmente dados orientações sobre a escovagem dos dentes.
- Acompanhanento ortodôntico.
Um acompanhamento regular e precoce é fundamental para o diagnóstico e tratamento de certos problemas ortodônticos, que deste modo se tornam muito mais simples de corrigir, permitindo-nos prevenir o aparecimento de outros problemas.
- Aplicação de selantes.
Os selantes são vernizes que, quando aplicados, na superfície oclusal dos dentes, permitem-nos prevenir o aparecimento de cáries. Devem ser colocados nos dentes definitivos ( molares e pré-molares) de preferência logo após a sua erupção que, geralmente, ocorre por volta dos seis anos.
- Tratamento de Cáries
Uma alimentação rica em açúcares e/ou uma deficiente higiene oral leva ao aparecimento das cáries nos dentes de leite assim como nos dentes defenitivos.
É fundamental o tratamento atempado destas cáries, pois a perda dos dentes de leite conduz na maioria das vezes ao aparecimento de alterações no posicionamento e alinhamento da dentição definitiva.
- ESCOVAGEM
A escovagem deve ser iniciada desde o aparecimento dos primeiros dentes de leite.
Até aos 2 anos de idade deverá ser usada uma escova muito pequena e macia sem uso de qualquer pasta dentífrica, devido ao risco da sua ingestão.
A partir dos 2 anos de idade, deverá ser usada pasta dentífrica com flúor com concentração adequada a cada idade . A quantidade de pasta dentífrica nunca deverá ser maior que uma ervilha. No final da escovagem deverá a criança cuspir bem antes de passar a boca por água.
A escovagem deverá ser iniciada pela criança, sempre com a orientação de um adulto que deste modo lhe vai ensinando a melhor técnica.