ÁREA QUE SE DEDICA À RESTAURAÇÃO DE DENTES COM LESÕES DE CÁRIE, FRATURAS, ALTERAÇÕES DE FORMA, COR, RESTITUINDO A APARÊNCIA NATURAL DOS DENTES.
A causa principal que leva à necessidade de restaurar os dentes é a cárie dentária, que surge devido à ingestão de bebidas e alimentos com açúcar.
Os principais materiais usados para o tratamento são:
- Resinas fotopolimerizáveis, são as mais utilizadas por apresentar uma vasta variedade de tonalidades e transparências, permitindo a realização de restaurações que imitam de uma forma muito natural a estrutura dos dentes .
- Ionômero de vidro, que sendo um material menos estético que as resinas, é principalmente utilizado em crianças devido à sua maior facilidade de colocação .
- Amálgama de prata, muito utilizada até há poucos anos, mas que, devido à sua tonalidade cinzenta, resulta em restaurações pouco estéticas, no entanto são bastante resistentes e, por isso, muito duráveis. Atualmente, este material é utilizado em casos onde as resinas não resultem eficazes.
- IRM, material que é usado sempre que, devido à sensibilidade do dente, existe a necessidade de promover uma ação calmante, induzindo um processo de regeneração dentinária.